sábado, 15 de janeiro de 2011

SOBRALIDADE!

O homem (Ti-João dos Tamancos): João dos Santos, muito próximo de sua casa e o Sol!

6 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Luís Pontes disse...

Muito obrigado pela sua visita e comentário no Outras Comidas.

Um arroz não para de cozer e de absorver água acima dos 70ºC.
Na verdade e porque é um cereal sem proteína, 100% amido, a cozedura dá-se nos primeiros minutos (3 ou 4) seguindo-se uma fase de absorçaõ de água que não pára enquanto houver água e calor.
Se se quer que ele se mantenha malandro na mesa, há que baixar a temperatura no ponto desejado, para interromper o processo; isso pode fazer-se rapidamente assim como fiz ou pondo a panela dentro de agua fria (um "banho-maria" frio) e mexer bem para que o arroz arrefeça por contacto. Neste caso usa-se logo de inicio a razão 3:1

Mariita disse...

Foto bem pitoresca do Ti João, em que o "painel" revolucionário na parede mostra que houve um tempo...

...

Com o comentário do LPontes, e gostando sempre de saber mais também no que se refere a "revirar" a cozinha,foi interessante chegar ao Outras Comidas. Já sei agora onde tirar dúvidas, quando a minha inabilidade para a arte culinária vier ao de cima.

sobralfilho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sobralfilho disse...

LPontes,

Agradeço-lhe também a visita e a informação prestada que me conduzirá certamente a uma melhor performance na meu percurso culinário!

Mariita,

Oh! O ti-João, que foi proprietário da casa onde está instalado a Casa-Museu, era uma figura típica do Sobral.
Esse tempo! Esse tempo, foi um tempo, de sonhos...

jacinta santos disse...

Em primeiro lugar quero agradecer ao meu conterrâneo proprietário deste blog que tenho vindo a seguir, pelo excelente trabalho que aqui tem desenvolvido. Esta foto tem uma particularidade, é que o fotografado é meu tio João irmão do meu avô e diz bem (dos tamancos) como todos o conheciam. Obrigada por ter postado a foto! Um abraço.