quinta-feira, 11 de outubro de 2012

AS FESTAS!


Festa – 1:

“Xisto e Lendas”

Afinal (havia outra) nem todos os caminhos foram dar ao Sobral.  O meu caminho… perdeu-se. Não estive lá e por isso não sei se o “Xisto e Lendas”, esse evento (movimento) cultural, artístico e económico, uma espécie de Renascimento, ocorrido no Sobral nos dias 21 e 22 de Julho, terá correspondido, não só, aos anseios da Organização, mas também e sobretudo da população residente, pelo que não comento.  

Registo, no entanto, o facto de a Organização se ter servido e muito bem das redes sociais (Facebook e Google) para noticiar a ocorrência do Evento e, posteriormente, não ter feito nas mesmas redes uma resenha das várias actividades que terão preenchido o evento: Lendas, gastronomia, música, teatro. Espero que posteriormente tenha feito uma reflexão sobre o que correu bem, menos bem e o que seria necessário melhorar, considerando as “linhas de força” geradas pelo “Xisto e Lendas”.

Festa – 2:

Convívio Anual da Associação de Solidariedade Social SS Miguel

Ocorreu em 4 de Agosto passado. Além de rever familiares e amigos, estive dentro da festa tão suavemente que quase não dei por mim. Foi sentir um turbilhão de emoções contidas, como que um vulcão que nunca explodiu nem explodirá.

A festa em si correu bem (à excepção das cadeiras que se recusaram a servir os fins para que foram criadas, mercê das suas fragilidades, partindo-se) e terminou com uma esplêndida noite de fados.

 Parabéns à Direcção, colaboradores e voluntários que contribuíram para o êxito da Festa.

5 comentários:

Anónimo disse...

Aqui estão dois momentos sobre a "Festa 1" e a Festa 2" tão diferentes, no que respeita ao ato cívico e partilha das notícias/eventos nas redes sociais.
Este é um meio que aproxima quem está distante do Sobral(fisicamente falando)e que nem sempre é utilizado na sua eficácia e plenitude.
Como o caminho se faz caminhando,espero que tais insuficiências sejam superadas para bem de todos.
Os tempos presentes e futuros assim o exigem para bem de todos,...
fs

sobralfilho disse...

Fs,

Também não estou no Sobral, pelo que às vezes não é fácil caminhar...

Miguel Geraldes disse...

Caro amigo, muito prazer ao ler este seu Blog.
Desde já os meus parabéns.
Quanto ao evento Xisto e Lendas, no qual estive diretamente envolvido, o feedback das pessoas, quer visitantes, quer expositores, quer daqueles olhares mais atentos, e que 'circularam' com interesse acrescido por estes dias no Sobral, dedicaram algumas palavras de regozijo pelo evento realizado. Todos se felicitaram pela iniciativa e que, para ser franco, e através do feedback obtido pelos Órgãos de Comunicação Social que de deslocaram ao Sobral (especialmente Rádio Cova da Beira e Jornal do Fundão), esta iniciativa foi um sucesso.

É óbvio que foi a primeira vez de algo do género.
Um evento cultural multifacetado, que obrigou a uma tremenda logística, mesmo com poucos apoios.

Terão-se deslocado cerca de 400 pessoas à aldeia por estes dias.

De louvar a ajuda de muitos, especialmente dos envolvidos diretamente na Organização:
Susete Ferreira, Sónia Silva, Célia Silva e Joana Ferreira.

A Organização teve como entidade responsável a Histérico- Associação de Artes, da qual faço parte.

Estamos já a pensar no próximo 'Xisto e Lendas', que decorrerá no fim de Julho.

Gratos pelos comentários e observações.

E faço o convite para que se junte ao Grupo 'Sobral de São Miguel', criado no facebook:
http://www.facebook.com/groups/190054457672677/

Com os melhores cumps.
Miguel Geraldes

sobralfilho disse...

Miguel Geraldes,

Fico grato pela informação que se digna prestar, neste espaço.

Sei que um evento desta grandeza exige muito esforço, trabalho e dedicação. Quase sempre acompanhado de momentos de euforia, desânimo e depois alegria. M as, “se hace camino al andar” (“o caminho faz-se caminhando”).

E certamente, o próximo “Xisto e Lendas” será muito melhor e desejo-lhe já boa sorte nas tarefas necessárias à planificação e realização do evento.

Quanto ao Grupo do Sobral de São Miguel, no Facebook, já aderi, participei e presentemente estou em “quarentena” voluntária, uma espécie de exílio, em resultado de fotografias, ali postadas, referentes a um famoso sofá e a um frigorifico ferrugento, como será certamente do seu conhecimento.

António Pinto

sobralfilho disse...

Miguel Geraldes,


P.S. Com os meus cumprimentos.