domingo, 9 de setembro de 2007

Por este Zimbro… acima





















Anualmente. Subo. Pelo zimbro. A Serra de Estrela está aqui com o muito seu Juniperus rastejante. De rastos, mercê dos ventos, da altitude, da neve. Ou, por gosto de sentir… o chão – a fraga. O seu meio-irmão do Norte, mais alto (anda pelos quase 5 metros) escapa-se para Espanha. Em Espanha, o indígena é protegido. Em Portugal, não. Este ano, o (meu) zimbreiro estava e… ficou, ainda, carregadinho de grandes bagos pretos! Dos bagos que tenho haverá perfumes e sabores em redor dos comeres e beberes!

14 comentários:

Anónimo disse...

Bom, isto é assim é que é serviço público! Bem-haja, Sobralfilho!

sobralfilho disse...

mariita,

E públicos... também são os nossos zimbros!
- Uma planta simpática, apesar dos picos...

Unknown disse...

Olá amigo sobral...
Fiquei encantada com os zimbros!
Bota simpática nisto!!
É uma planta diferente, e nunca vista por mim.
Não deve ter nos serrados brasileiros.
Os frutos são comestiveis!?
Um grande abraço desde o Brasil!!

sobralfilho disse...

Olá, urania,
Que desencontro foi esse nas (nossas) noites (aí, tardes) Skype(ianas)?...
Férias Grandes?
Falando de zimbro. Penso que não existe no Brasil. É nativo do Norte da Europa e nas zonas muito frias. No entanto, é aí conhecido, fazendo fé em vários sites brasileiros: http://www.jperegrino.com.br/Fitoterapia/zimbro_ou_zunipero.htm

http://culinaria.terra.com.br/abcint/0,,OI209371-EI149-CTZ,00.html

Abraço

famel disse...

Eu cá nc tinha visto os bagos do zimbro e confesso estar estupefacta pois n têm nd a ver c o aspecto k imaginei terem...lembram-me as uvas

Anónimo disse...

Já a minha avó Maria Luisa dizia que a aguardente de zimbro era optima para "esfregações," e quem não quizesse fazer tanto esforço a esfregar também a podia beber porque no fundo ia ter ao mesmo sítio.Normalmente eu tenho sempre um pouco de aguardente com Zimbro e até acredito nos seus efeitos medicinais.Este ano, quando da Volta a Portugal em Bicicleta, aproveitei a espera e apanhei umas bagas para esse efeito.Tive que eswcolher4 bem pois ainda não estava bem na fase de perfeita maturação que é em Setembro.Se precisares de uma "esfregação" é só dizeres pois a aguardente como não podia deixar de ser é também da Região demarcada do Queijo corno.

sobralfilho disse...

Oi, F.Paulo,
Também vou nisso...
"esfregações" com zimbrada, por dentro e por fora!
E tenho que chegue para mim, o que eu preciso é de passar numa certa garrafeira, lá para os lados da Ponte. Dizem que há por lá vinho do bom e parece que se está estragar (Não há quem o beba?)
Um abraço

Anónimo disse...

Eu ando a ver se consigo um desbaste na tal garrafeira mas a malta agora só quer bebidas finas.O tempo dos meios quartilhos já lá vai Há muito e as alternativas agora são muitas.Mas ainda não perdi a esperança de conseguir um grupo para o tal desbaste.Por exemplo na 1ªquinzena de Novembro vou estar por lá.Pode ser que calhe.E também há zimbrada e medronho para os mais puristas.

Anónimo disse...

Duvida. O zimbro permite fazer aguardente ou apenas é utilizado para aromatizar outras aguardentes???

sobralfilho disse...

anónimo,
É um facto, nesta zona, o zimbro é utilizado somente para aromatizar outras aguardentes. Contudo, noutros países, nomeadamente a Inglaterra o zimbro era misturado com cereais para fazerem a genebra e o Gin. Agora, penso que fazem o Gin sem ser preciso utilizar o zimbro (possivelmente já aplicaram a quela velha máxima do Abel Pereira da Fonseca, mais ou menos assim: Tende cuidado filhos, olhai que das uvas também se pode fazer vinho...).

Anónimo disse...

Muito obrigado pela informação. Vou experimentar, pois tive o prazer de há umas semanas poder caminhar pela magnifica Serra da Estrela e apanhar alguns bagos. Nesta altura não anda lá ninguem e a Estrela é mais Serra.

sobralfilho disse...

luis ferreira,
espero que não tenhas apanhado os bagos errados. Há por lá uns arbustos com bagos vermelhos que são venenosos.

Rui Peixeiro disse...

Peço desculpa por ir buscar este tópico antigo, mas queria fazer aguardente de zimbro e não sei a "receita".

Vou ter uma aguardente caseira para este fim, mas não sei quantas bagas deverei meter para um litro de aguardente, nem se as bagas dever ser só das escuras, se secas ou não e quanto tempo tem de estar até a aguardente de zimbro estar no ponto.

Alguém pode ajudar?

sobralfilho disse...

Rui Peixeiro,


Eu faço assim: Começo por aproveitar as garrafas de vinho (7,5dl) depois de bem lavadas e secas e meto lá mais ou menos 30 bagos de zimbro maduro (cor azul/preta), aguardente bagaceira, vinícola ou de medronho e deixo ficar em repouso durante um ano ou mais. Tenho algumas com cerca de 10 anos. E já tive uma meia dúzia delas com mais de trinta anos. Fui bebendo e dando aos amigos e acabaram-se. Costumo apanhar o zimbro em meados do mês de Setembro (dependendo do ano).

Cumprimentos