quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Inquéritos Pombalinos - Continuação



(Por Gabriel dos Santos)


D - CONVENTOS E MISERICÓRDIA

Existiam na Covilhã os conventos de S. Francisco e Stº António.
O convento de S. Francisco, de Observantes da Província de Portugal, tinha sua fundação na freguesia do Salvador. Protegido por el-rei, para ele contribuíram D. Afonso III, D. Pedro I, Fernando, D. João I e D. Afonso V. Fundado em 1226[1] em outro local da vila, nele floresceram e estão sepultados muitos frades ilustres pelo saber e virtude, além de dois bispos.
O convento de Stº António, da Província da Soledade, foi fundado em um monte fronteiro à Covilhã no ano de 1552. Recebeu grande protecção de D. João V.
O Hospital e Casa da Misericórdia não foram instituídos no tempo de D. João II, como diz o informante da Covilhã. O Dicionário Geográfico impresso em 1752 informa, e muito bem, que a Misericórdia foi fundada a 27 de Junho de 1577. Resultou da transformação da Irmandade de Nossa Senhora da Alâmpada que iniciou sua obra assistencial em 1213.
Os bens da Misericórdia, no valor de 16 576$000 reis, rendiam anualmente mais de um conto de reis. Era administrada por um Provedor, Escrivão, Tesoureiro e doze Irmãos.
No local da ermida de N. Sª da Estrela existiu em tempos antigos um convento de frades de S. Bernardo.

[1] - Data controversa. Frei Manuel da Esperança propôs 1235. História Seráfica, Tomo I.

Sem comentários: