quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Porta e a casa

Bateram à porta. e - Entre, quem é?

9 comentários:

fernandopinto disse...

Na terra da minha infância, não se batia...entrava-se...
A porta não existia!

sobralfilho disse...

Olá, Fernando
Bem, na minha (se calhar é a mesma!)as casas tinham porta. E batia-se à porta ou chamava-se pelo nome - Ó ti-Manuel,(ó tiá-Joaquina).
E ouvia-se o "entre" ou "entra a porta está aberta" (a chave estava na porta).
- Esta porta que não é da "Terra da tua infância" também tem a chave na porta...

Um abraço

fernandopinto disse...

Claro que a terra é a mesma! Eu falava em sentido figurado!
Mas o "Ó ti Manel" ou "tiá Georgina" já era dito dentro de casa...

Abração

Mariita disse...

Se bem me lembro... também se dizia (ainda há quem diga: oh de casa!
Ao que respondiam: quem lá vem?

sobralfilho disse...

Mariita,
Penso que sim. Havia outras formas de chamada.

Mina disse...

Também se dizia, lá dos fundos. "Quem lá vem, entre...

sobralfilho disse...

Pois, Mina,

Como disse atrás, havia outras formas de chamada e consequentemente de resposta. Por certo, dependia da inspiração de cada um!
O que havia, de facto, era um coração grande...

Anónimo disse...

Não me recordo de formas de chamada.
Lembre-me, que no reboleiro, a porta da minha casa tinha uma aldrave (não sei se se escreve assim) e toda a gente entrava.
A ti Ratada, A ti Boavida, A ti Delfina (mãe da Piedade Lisboa), a Ti Rosa, A Ti De Jesus... tantas---já todas morreram.
Que saudades!...~
Maria Ideias

sobralfilho disse...

Maria Ideias,

Aldrava ou aldraba era uma "ferramenta" que quase todas as portas tinham. E as diferentes formas de chamada também tinham o ver com o grau de confiança/amizade existente entre elas.