quarta-feira, 1 de julho de 2009

Varandas na Europa

9 comentários:

Mariita disse...

Linda, esta saudade da Cesária que nos transporta também para a nossa "ilha"...
A vigorosa roseira que enfeitava esta varanda, foi, na minha infância a "corda" onde me pendurava só com uma mão e me fazia balançar até ouvir a minha tia Maria Dioga ou o ti Zé Mário a gritarem comigo por tão desalmada brincadeira, que fazia abanar tudo. Saudade! Como não posso tê-la? Ainda que, para a mitigar, hoje me sente nesta mesma varanda - agora um pouco diferente - mas em que, por vezes, me parece estar tão próxima daqueles dias, que sinto as vozes dos tios e o perfume do caldo que da cozinha se desprendia...
A roseira, maltratada, ainda resistiu algum tempo às pisadelas e aos ácidos caninos tentando rebentar por entre o cimento, mas depois desistiu e, confesso que tenho pena. Talvez um dia destes a recupere.
Bem-haja Sobralfilho por este "mimo"!

Anónimo disse...

Varandas da minha Aldeia

Que lindas essas roseiras
que deixam da tenra idade
uma das grandes saudades
que duram a vida inteira.

Um dia destes vira,
Que a essa linda roseira
a Mariita dar-lha ha
e nesse lugar plantara
uma sumptosa herdeira.

Sem ser a mesma de outrora
na varanda que mudou
nâo sera baloiço agora
mas a saudade que mora
nos laços que ela deixou.

LS.

Mariita disse...

Muito bonito! Comove-me e honra-me, haver um poema que fala de mim.
Bem-haja caríssimo Laureano!

Um vizinho do Sobral disse...

Espetacular! Ainda me lembro,as fotos sao de um grande artista, Grande Pereira.

sobralfilho disse...

Mariita,
Fotografei esta varanda em meados dos anos (19)80. E já não me lembrava do sítio.

Pois, este nosso amigo Laureano tem estes rasgos de generosidade e de partilha...

sobralfilho disse...

Um vizinho do Sobral,

Estou muito longe de ser artista.

Pereira ou trepadeira?!

Anónimo disse...

Notei depois de ser publicado certas gralhas que nâo me apareceram no momento.
Peço descupa.

Brevemente vou melhorar e acrescentar, para que seja mais completo.

Mariita, também eu fiquei e fico comovido cada vez que as tuas palavras lisonjeiras me dao ânimo para continuar.

Muitissimo obrigada.

Gostaria de ter um contacto mais discreto se por ventura é possivel.

icisol@hotmail.com

LS.

famel disse...

Pelas palavras da mariita concluo que esta varanda não é a varanda da casa do ginjas (tal como pensei quando vi a foto). Então de onde é esta varanda???

Mariita disse...

Famel: Esta varanda - tal como digo - já não tem esta configuração, é na travessa do Barreiro nº5.
Vou mandar-te fotos da ruina em que ficou e como hoje está.