Em homenagem a todos aqueles que na minha infância, para espantar os males da dureza da vida, enchiam os montes e vales do Sobral, com lindas canções, ao sachar do milho, ao ceifar o centeio ou simplesmente a guardar as cabras:
Deixo-lhes aqui Catarina Chitas (Idanha-a-Nova), pela mão de Michel Giacometti, etnólogo francês que fez a recolha da música regional portuguesa, que também esteve no Sobral, nos anos (19) 60,tendo ouvido cantar várias mulheres. Não sei precisar o ano, pois não assisti, mas sei que uma dessas senhoras foi a mãe da Inocência, que morava, nas Vinhas, ao pé da casa Paroquial. Este etnólogo terá tido a colaboração do Sr. Padre Jaime Pinto Pereira, também etnólogo, que publicou 2 livros de canções recolhidas, na região. No Cancioneiro Popular Português, editado pelo Círculo de Leitores em 1981, faz referência a duas canções e agradece ao Sr. Padre Jaime, entre outros. Neste agradecimento Há um erro no apelido, no prelo terão em vez de “Pereira”, escreveram “Ferreira”. No entanto, nas pág. centrais do livro o nome está correcto.
2 comentários:
Cantares que são alma de um povo, mas que vão ficando cada vez mais esquecidos, não fora algumas teimosias de gente que gosta de preservar, perseverar, divulgar...
Mariita,
A tendência é para esquecer. E neste mar turbulento tento remar contra a maré!
Enviar um comentário