terça-feira, 6 de novembro de 2007

Palavrear o tempo…








1.
– Veja lá, vizinha, este nosso tempo vai pelas ruas da amargura… Além disso, o que me mata é o reumático. E os remédios que nem chegam a sair da farmácia. Olhe, o que me vale é este sol quentinho. Ai, este S. Martinho é um bom Santo. Não falha.
– Sim, eu sei. Há outros Santos que falham mais… Temos de dar tempo ao tempo. Não entrarão no reino dos Céus…

2.
O Tempo. Um estouro, um grande estouro. E começa (?)
Temos o tempo e o compasso. Dentro do tempo, outros tempos: O estado do tempo, o tempo das cerejas, o tempo das malhas, o tempo das vindimas, o tempo das castanhas.
E o nosso – o das vacas magras!





17 comentários:

Serranita disse...

Fiquei maravilhada com as comadres:)E gostei da nova roupagem e música do blog.

Anónimo disse...

Encantadoras estas velhinhas.
Quem não vê nelas uma das nossas avozinhas?

Anónimo disse...

Cada vez mais perito nas tecnologias de informação, Dominador das artes de "bloggar", com pequenas coisas que enriquecem o ambiente tornando de facto um blog em crescimento. Parabéns pela dedicação e entusiasmo.
Um abraço alentejano

Pinam

Gi disse...

Obrigada pelo detaque e pelas visitas, mesmo silenciosas. Por vezes (reportando à alínea 2 do post) também há tempo de silêncios. Entendo.

um beijinho e noite feliz

Anónimo disse...

Olá SobralFilho.
Mais uma surpresa agradável que quis partilhar com os amigos do blog. É sempre bom recordar os nossos velhinhos, que, actualmente, mesmo que lá existam já não estão sentados à porta conversando e vendo quem passa ou o tempo a passar! Tenho algumas fotos de outros velhinhos, que talvez possam ser mostradas.Sempre gostei de conversar com esse(a)s velhinho(a)s que considerei serem enciclopédias de verdadeira sabedoria. Um beijo para os "velhinhos" do nosso Sobral.

Anónimo disse...

...A mulher do Ti Joaquim Morgado e a vizinha Maria do Simão ?
-A filosofar dizia uma pr'á outra:
-"para os velhinhos,quanto mais a morte demora a chegar mais próximo deles está"...

sobralfilho disse...

Serranita,
Fotografar (eu gosto) o tempo é sempre uma maravilha. Fico contente por teres gostado da nova roupagem.

sobralfilho disse...

Mariita,
Cada ruga é um (en)canto dentro alma…

sobralfilho disse...

Ei, Pinam
Bem… procuro avançar um passo de cava vez!
Uma braço (dos serranos)
PS – Quando subirás aos Montes Crestados?

sobralfilho disse...

gi,
Eu é que fico grato pelo privilégio que me concedeu ao comentar neste espaço.
De facto, tenho visitado os seus lugares, de longe, os mais belos que tenho visitado:
Ali, busco a serenidade e o conhecimento.
E bem-haja por me ter entendido.

Um beijo e óptima semana.

sobralfilho disse...

mina,

Sim, muita sabedoria corria nas veias daquelas Mulheres…
Se quiseres mostrar as fotos podes fazê-lo neste espaço ou no Blog do Sobral. Fica à vontade.

sobralfilho disse...

Virgílio Neves,
Aquelas Senhoras, representam nesta sequência fotográfica, todas as mulheres que marcaram a minha juventude: cozeram o pão, teceram o linho, criaram os filhos, adormeceram os netos: E depois, à sombra ou ao Sol buscavam momentos de paz!

deep disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
deep disse...

sempre profundo no olhar e na palavra, atento ao tempo de um tempo que se deve preservar....

um abraço amigo

sobralfilho disse...

cm, como seria bom que os
deuses (ou)vissem o tempo de estarmos atentos!

Um abraço

Anónimo disse...

Atrás dos tempos vêm tempos, outros tempos ande vir...

famel disse...

Sobralfilho este post esta um must!