segunda-feira, 28 de junho de 2010

NUMA PAREDE BRANCA....

Covilhã - Maio de 68 a arte trepava numa parede branca.

14 comentários:

Anónimo disse...

Seria sem dùvida agradavel poder observar (admirar) através de fotos as aquarelas e pinturas.

E, quem sabe se nâo havera apaixonados, das obras e do estilo, que desejam e podem adquirir uma ou mais obras desse nosso conterrâneo????

Infelizmente pouco se ouve falar(NOS BLOGS (sites)) de todos esses nossos artistas e outras figuras importantes que através das suas obras têem de um certo modo tentado levantar bem alto a aldeia rustica que os viu nascer.

Sobral terra tâo formosa
no jardim que é Portugal
Tu és linda és airosa
Como tu nâo hà igual...

Espero simplesmente que a pessoa que compilara um dia a historia sobralense, ja nasceu, vive no Sobral, têm garra e interesse de meter mâos à obra antes que os mais antigos nos deixem e partam para o Céu que lhes é bem merecido.

Todos nos sabemos que os nossos antigos sâo a fonte mais pura e inesgotavel do nossos pasado.

sobralfilho disse...

Nota: Considerando que o anterior título do "Post", "E Tudo o vento levou", não exprimia com clareza o meu pensamento, tendo em conta a eventualidade de ainda existirem pelo menos três obras das então exibidas naquela exposição, mudei o título.

sobralfilho disse...

Anónimo,
Se eu tivesse fotos das obras expostas, há muito tempo que estariam “postadas” neste blogue.
Sempre que me é possível, ou seja do meu conhecimento publico tudo o que tenha interesse, ou seja do meu gosto pessoal e que se relacione com o Sobral.
E não tenho razões para duvidar das tuas palavras quanto à “pessoa que compilará um dia a história sobralense”. Se já “nasceu” é bom que se apresse…
Acredito que há sobralenses com talento para isso. Mas parecem não ter pressa…

F.Paulo disse...

Tive o previlégio de ajudar a montar essa Exposição de Pintura
e de ser cicerone da mesma durante o tempo em que o Artista tinha que marcar presença no escritório do Lino para poder amealhar uns trocos para pagar a Pensão à Ti Micas na Travessa do Peixe, pois a Arte não conseguia comparticipar nas despesas.Nesse tempo a solidariedade levava-nos a compartilhar tarefas e despesas.Tenho na retina algumas das Obras então Expostas.Pena que a maior parte se tenham perdido para sempre.Mas as imagens do impacto desse evento permanecerão comigo e com outros que as compartilharam.Obrigado PAIVA por me teres proporcionado eses momentos.Um grande Bem- Haja ao Sobral Filho por trazer esses momentos até este já longinquo 2010.

sobralfilho disse...

F. Paulo,

Como na época(1968)também estava na Covilhã, desempregado e a estudar à noite na da Escola Técnica Campos Melo, também dei a minha colaboração na exposição e provavelmente terei guardado algum catálogo que se terá perdido no tempo... Este guardo-o desde 1984 e foi-me enviado do Luxemburgo, pelo nosso amigo Paiva. E por aqui vai ficar guardado...

Um abraço

Anónimo disse...

F. Paulo, Sobralfilho!

Vòs, que tivesteis a oportunidade de colaborar até um certo ponto (ou em grande parte) na élaboraçâo desse formidavel evento.

Nâo vos sera possivel obter através de... alguém, do artista, ou de pessoas que tenham adquirido algumas obras, fotos dessas mesmas obras?

Desejo dizer-vos que seria um grande prazer nâo sò (para mim penso) podermos visualizar as obras desse nosso conterrâneo.

E, como jà salientei, quem sabe se nâo havera gente interessada em adquirir alguma delas?

Porque nâo, dar a conhecer e ergeur bem alto os artistas da nossa terra?

Segundo informaçôes publicadas ha certo tempo no Blog do Sobral, existe um outro artista, nosso conterrâneo, do mesmo género na Australia.

Como acontece que pouco se ouve falar de todos esses grandes sobralenses?

Sera que eles desejam ficar icognitos?
OU......... simplesmente que podem vir perturbar os anseios de outros?

Cumprimentos sinceros para todos os sobralenses residentes e ausentes.

Serranita disse...

Pois é, sem fotos fica a saber a pouco...Mas acredito que o autor ainda consiga enviar umas imagens ao blog, para nos deliciar! Já ouvi falar tanto das obras do António Paiva...nomeadamente dum quadro a carvão com a Família Real Portuguesa (D.Carlos )

Mariita disse...

Mais um artista Sobralense que deveria ser conhecido por todos. A cultura anda um pouco "esvaída" dos poderes públicos... e, nas aldeias mais difícil se torna levar por diante algumas iniciativas pela falta de recursos. O Sobralfilho tem-nos dado a conhecer, desta forma, tantas artes e artesãos da nossa terra que só por isso, tem a minha gratidão para todo o sempre.
Quem sabe, um dia, talvez a Junta, - ou qualquer outra entidade - possa ter mais alguma capacidade financeira para arranjar um espaço onde se possam ver mais obras dos "nossos" artistas. Mas, para isso, também,
é preciso que as ditas sejam doadas... ou pelo menos emprestadas durante alguns períodos de tempo... aguardemos!

sobralfilho disse...

Serranita,
Mariita,

Estava convicto que desta exposição não restava nenhuma obra. Após a publicação do “post” o Auto r (e meu prezado amigo, A.Paiva) fez-se ouvir e pensa-se que poderá haver, ainda, cinco ou seis obras. Se conseguir obter fotos dessas obras serão aqui publicadas.
Espaço para expor obras dos nossos artistas já existe no Sobral. Ora, tendo o edifício Escolar quatro salas e não havendo mais a função lectiva, pelo menos uma Sala não ficaria às moscas…
Artistas temos: Lembro-me do Gilberto, do Gabriel, claro do A.Paiva, do falecido Licínio – primo do Fernando Pinto, do nosso conterrâneo (de que fala o Anónimo) da Austrália, dum filho do Valdemar que um dia encontrei, quando descia a Ribeira, em plena actividade piscatória, a há + ou – 25 anos, na Foz-da-Portela. Estava ele a desenhar e mostrou-me um caderno com desenhos com muita qualidade (ou não fosse ele primo do A.Paiva). Desconheço se continuou ou não com a queda para a pintura. Ainda outro/a lá para os lado do Alentejo – que foi referido nos primórdios do Blogue do Sobral. Há ainda um senhor natural da Alemanha e que mora no Sobral. E temos a nossa conhecidíssima Sandra – irmã da Famel – que mostra um pouco da sua capacidade pictórica no “seu”Facebook…

Ora, se temos um sítio para exposições e artistas… mas à obra.

Mariita disse...

Não tinha pensado na "nossa" Escola, boa ideia! Como bem diz o Sobralfilho, se há tudo...
É claro que a Escola precisaria de algum arranjo, e "capital" material e humano para fazer, contactar, coordenar e tudo o mais que estas situações requerem... mas se houver vontade certamente será possível. Eu cá não pinto quadros, mas sempre posso ajudar a limpar o espaço ou comparticipar em tintas para o pintar. Seria uma maneira de pôr em prática o mecenato da cultura feito pelo povo, já que não temos por lá a CGD, o BES ou o Berardo...

virgilio neves disse...

Vamos para a frente, que eu entro com umas maquetes... e uns quadros de amador...claro.
dos quadros do Tó Paiva lembro bem a "familias de ciganos" pintado no cabecinho de baixo ali por 1964/65.

sobralfilho disse...

Mariita,

Não podemos comprar a CGD nem o BES, mas podemos comprar o Berardo. Ele o que quer é dinheiro...

sobralfilho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sobralfilho disse...

Virgilio Neves,

Pois, dêmos a palavra aos artistas.